Olá, garotas. ♥

Uma das dúvidas que as mamães de primeira viagem têm nos primeiros dias com seu filhote é como cuidar do coto umbilical? Aquela partezinha do cordão umbilical que ainda resta presa no umbiguinho do baby precisa de alguns cuidados para não infeccionar.

É recomendável higienizar a região pelo menos três vezes por dia, com álcool 70%, que é facilmente encontrado em qualquer farmácia. Faça a operação sempre depois do banho e nas trocas de fralda.

Para higienizar, passe um pouquinho de álcool em um cotonete e limpe cuidadosamente a base do umbigo em movimentos circulares, assim como o coto umbilical. Limpe o coto em toda a extensão, começando na base e indo até a ponta. Repita a operação com novos cotonetes, até que ele saia bem limpinho.

E não se assuste se o bebê chorar um pouquinho. Ele não está reclamando de dor, até porque o coto umbilical não é uma região vascularizada. Seu baby provavelmente está incomodado com o friozinho do álcool na sua barriguinha. Então, não se deixe impressionar com a reclamação e vamos em frente.

– O choro é de manha manhê… :p

Perceba se o coto tem algum odor, vermelhidão ou secreção em excesso. Se você notar algum desses sintomas procure o pediatra do seu bebê.

Enquanto o umbigo não cai, dê banho normalmente. Massageie levemente a região com água e sabão neutro e seque com a toalha suavemente.

Com o passar dos dias o coto vai secando e se desgrudando do corpo normalmente. É muito importante não puxar ou forçar a queda, deixe que ele se solte naturalmente. É só continuar fazendo a limpeza do umbigo do seu filhote até que o coto caia por completo.

Faça a limpeza da região por pelo menos dez dias depois da queda, essa é uma região sensível e ainda está em fase de cicatrização.

– Tô limpinho mamãe!

Em alguns bebês, pode surgir depois da queda do coto uma saliência logo abaixo do umbigo. É a hérnia umbilical. Apesar do nome não há motivos para se preocupar, ela dificilmente causa problemas e vai desaparecendo aos poucos, geralmente antes dos cinco anos de idade. Mas qualquer dúvida, pergunte ao pediatra.

Fiquem conosco e aproveitem as dicas do nosso cantinho.

Bjokas ♥

Anúncios